Total de visitantes

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Regresso ao passado em Lisboa: fotos que mostram como era o Parque das Nações antes da Expo’98
















Ainda te lembras de como era a zona oriental de Lisboa antes da Expo’98? Por ser um exercício difícil, ajudamos-te a fazer um regresso ao passado através de 15 fotografias – cedidas ao idealista/news pelo fotógrafo Bruno Portela – que integram a exposição comemorativa dos 20 anos da Expo’98 “Você Não Está Aqui”. 
Bruno Portela foi testemunha de uma das maiores transformações urbanas do país, iniciada em 1994. E muita coisa mudou nos últimos 20 anos, com o (atual) Parque das Nações a ganhar vida própria e a funcionar quase como uma cidade dentro da cidade. 
Através da exposição “Você Não Está Aqui”, que é composta por sete núcleos expositivos, estrategicamente espalhados pelo Parque das Nações (ver imagem em baixo), num total de 78 fotografias a grande escala, podes ver, por exemplo, como era cinzenta, caótica e suja aquela zona da capital. 

exposição permanecerá nestes sete locais até 30 de setembro de 2018, altura em que será lançado, pela editora Arranha-Céus, o livro “Uma Cidade Pode Esconder Outra”, que vai reunir estas e outras fotografias de Bruno Portela. 
A exposição tem curadoria de Francisco Leong, fotojornalista da France Press, e José Manuel Ribeiro, professor de fotografia. O design pertence a Susana Cruz, a implantação a André Maranha e os textos de enquadramento têm a autoria de João Paulo Cotrim, sendo que a coordenação e produção do projeto é da EGEAC.   
Uma curiosidade: nos primeiros domingos de julho, agosto e setembro estão previstas visitas comentadas com o autor da exposição e com outros convidados. Quer isto dizer que a primeira visita guiada acontece já este domingo (1 de julho). Sim, a participação é gratuita!

Muita coisa mudou...

Com o passar dos anos, e após a intervenção urbanística na zona Oriental de Lisboa, o Parque das Nações tornou-se numa zonas mais atrativas da capital, nomeadamente em termos imobiliários. Várias empresas decidiram arrendar escritórios na renovada zona ribeirinha da capital e muitas pessoas optaram por residir  na zona que antes era povoada por lixo e contentores.
Não é de estranhar, por isso, que os preços do metro quadrado (m2) tenham disparado: recentemente, por exemplo, o Grupo Martinhal comprou dois terrenos com um total de 13.000 m2, onde irá investir 130 milhões de euros no desenvolvimento de dois projetos de grande dimensão. 
O que tem o Parque das Nações para oferecer? Já conseguiu atrair 31.000 moradores e criou 30.000 empregos, tendo herdado vários ícones arquitetónicos da Expo 98, como por exemplo o Oceanário, a Gare do Oriente, o Teatro Camões, o Pavilhão de Portugal, o Pavilhão do Conhecimento (Centro Ciência Viva), o Pavilhão Atlântico (Altice Arena), a Torre Vasco da Gama (Hotel Myriad), o teleférico e a Ponte Vasco da Gama.
Fonte: Idealista.pt
Todos os nossos imóveis em http://casasdoruipedro.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário